Início 

Dicas

Vai Reformar? Escolha o piso certo

PROFATTO

Loja especializada em obras de alto padrão

Vai Reformar? Escolha o piso certo

A escolha do revestimento pode fazer grande diferença na rotina da casa. Com diversas opções, a decisão deve estar baseada na necessidade de cada ambiente. As inovações tecnológicas garantem praticidade e durabilidade. 

A decisão está tomada! Reformar a casa ou o apartamento. E aí vem aquela dúvida: – por onde começar? A dica é sempre iniciar pela renovação do piso. E neste ponto, algumas situações devem ser levadas em consideração: custo-benefício, praticidade, bem-estar e design. 

Hoje no mercado existem diversas opções: piso vinílico, porcelanato, laminado. Mas qual a diferença entre cada um deles? 

O piso vinílico é um dos modelos mais requisitados atualmente.  Ele é extremamente resistente, durável e possui o benefício de ser agradável a qualquer temperatura, não esfria nem esquenta com as mudanças climáticas. Além disso é ideal para quem tem algum tipo de alergia, como poeira ou partículas que se acumulam em outros pisos.  

A instalação do piso vinílico é fácil e tem alguns modelos autoadesivos, colocados por cima do piso atual. Esse tipo de revestimento é ideal para apartamentos, pois possui conforto acústico. É fácil de limpar e pode ser utilizado em salas, quartos ou corredores. 

O porcelanato é o mais conhecido. Tem uma durabilidade incrível, é resistente, fácil de limpar e pode ser utilizado em qualquer ambiente.  

Já o laminado em madeira é o mais acessível quanto ao preço. Tem uma semelhança com o piso vinílico quanto a sua manutenção de temperatura em qualquer condição climática. Também é de fácil instalação, apesar de exigir uma preparação prévia para ser aplicado no local. 

Agora que você já conhece algumas opções, vamos às marcas referência no mercado. A Tarkett é uma mundial francesa, líder em pisos vinílicos. Possui um extenso portfólio com opções para atender os mais distintos gostos, necessidades e estilos de decoração.  

Para os pisos, uma ótima dica é usar os modelos de vinílicos amadeirados das Linhas Ambienta e Essence da Tarkett. Os modelos reproduzem a estética dos pisos de madeira em diferentes tonalidades e oferecem texturas agradáveis ao toque. Também contam com a tecnologia Extreme Protection, que tornam os revestimentos ainda mais fáceis de limpar, além de contarem com proteção extra contra os raios UV.   

A Linha Ambienta apresenta a coleção Make It, com paginações modernas e criativas, utilizando as tradicionais réguas retangulares e placas quadradas, triangulares e até trapezoidais, sempre com muita cor e dinamismo. A opção é perfeita para uma decoração retrô. 

LVT / Linha Ambienta Make it – TARKETT

Para quem vai optar por uma decoração mais minimalista, a linha trabalha com a Coleção Stone, com modelos que imitam o concreto, pedras ou o cimento queimado, peças que se conectam com um décor mais contemporâneo.  

LVT / Linha Ambienta Coleção Stone – TARKETT 

Se a opção for um piso laminado, uma das marcas referência no mercado, principalmente quando se deseja aplicar o revestimento em um cômodo em que o piso vai ficar exposto à umidade, como a cozinha ou o banheiro, a Quick-Step tem excelentes alternativas.   

Os pisos laminados Smart, Eligna Wide, Vision e Impressive possuem a camada protetora Hydroseal, uma tecnologia inovadora que garante que a água não consiga penetrar mesmo nas ranhuras.  

Eles têm uma aparência bem natural. A cor, design e estrutura se prolongam até a junta e criam uma sensação de madeira verdadeira. 

E além dos laminados serem 100% resistentes à água, eles também possuem o revestimento final Scratch Guard, o que permite que sejam até 10 vezes mais resistentes a riscos do que a maioria dos pisos oferecidos no mercado. O Scratch Guard proporciona uma proteção do piso duradoura contra desgaste da queda de objetos, marcas de mobília e saltos altos. Além disso, a marca oferece garantia de até 25 anos, dependendo da linha e do modelo escolhidos. 

Linha Impressive – Laminado – QuickStep 

VINÍLICO X LAMINADO 

Mesmo sendo muito parecidos na aparência, existe uma grande diferença entre pisos vinílicos e laminados. E a principal delas está na composição.  

Os pisos vinílicos são feitos de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Já os laminados são compostos por materiais derivados da madeira, como painéis de fibras de madeira com alta densidade, papel e melamina. Essa diferença faz com que o laminado seja um material rígido e o vinílico um produto muito mais flexível. 

Outra diferença marcante está na acústica. Por ser um produto rígido, o laminado propaga o som ao caminhar. Em alguns casos é recomendado instalar uma manta acústica embaixo do laminado para que a reverberação do som no ambiente seja atenuada e assim, evitar aquele incômodo com os vizinhos, principalmente para quem mora em apartamento. 

Já o piso vinílico, como é mais flexível, tem uma assimilação acústica maior. No mercado é possível encontrar opções com absorção do som ao impacto de até 19dB. Para quem tem pets dentro de casa ou crianças, é a opção mais indicada. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o mundo dos revestimentos, basta escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. A tecnologia está presente em todas as opções e trazem muito mais praticidade quando se fala em manutenção e durabilidade.  

PORCELANATO 

Se mesmo diante das opções anteriores, o desejo for pelo tradicional porcelanato, a Portinari continua sendo a gigante do mercado. Com mais de 100 coleções, oferece peças para diversos ambientes, inúmeras texturas, cores e design. No site da marca é possível fazer uma simulação de como ficaria seu cômodo com os produtos Portinari, assim você consegue projetar melhor cada cômodo que deseja reformar. 

Entre os últimos destaques da marca estão os produtos no formato Large, que são capazes de trazer para a arquitetura uma criação imponente. As peças chegam a 320 cm, proporcionando uma sensação de amplitude, e podem ser aplicados em diversas superfícies, como pavimentos, paredes, fachadas e até em mobiliários, painéis, escadas e bancadas. 

A grandiosidade das peças Large está na sua funcionalidade, beleza e texturas inovadoras, o que agrega sensibilidade no design, alta resistência e requinte aos ambientes, garantindo um olhar inovador com inúmeras possibilidades para a decoração, tornando os espaços verdadeiras obras de arte com acabamentos perfeitos.  

Apuan – Portinari  

COMPARTILHE

× Como posso te ajudar?